BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Notícias

Casa das Rosas prorroga a exposição As ideias concretas
06/02/2017

Sucesso de público, a exposição As ideias concretas – poesia 60 anos adiante, é prorrogada até o dia 31 de março 2017. Com curadoria de Julio Mendonça e Reynaldo Damazio, a mostra em cartaz na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, convida o visitante para conhecer os conceitos lançados pelo movimento de poesia concreta há 60 anos e os desdobramentos mais recentes da poesia experimental brasileira.

 

Desde sua abertura, em dezembro de 2016, mais de 32 mil pessoas puderam conhecer a história da poesia concreta, iniciando pela sua criação com os irmãos Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari até o diálogo com outras formas de expressão artística, como as artes plásticas, a música experimental, o cinema, o design e a performance. A mostra é dividida em quatro módulos e conta as diversas transformações da poesia relacionada ao movimento, de suas origens até os dias de hoje.

 

Quem visita o museu pode conferir a arte original do poema ZEN, de Pedro Xisto (1966), belas reproduções em serigrafia de poemas como dias dias dias, de Augusto de Campos (1953) e beba coca cola, de Décio Pignatari (1957), além de objetos hoje raros como a Caixa preta, de Augusto de Campos e Julio Plaza (1975). Também se destacam documentos do Acervo Haroldo de Campos, como a carta de Eugen Gomringer para Décio Pignatari, de 1956, na qual ele confirma a adoção do nome poesia concreta para definir o movimento internacional que os brasileiros e o suíço-boliviano estavam criando. Ainda é possível ver a primeira versão em listagem de impressora matricial do poema Babel, de Pedro Xisto, realizado por Erthos Albino de Souza em computador, no início da década de 1970.

 

O primeiro módulo, Palavras-coisas no espaço-tempo, mostra um pouco da produção do grupo Noigandres, formado por Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari em 1952, e o manifesto Plano-piloto para poesia concreta (1958). O segundo módulo, O design da poesia, aborda a criação poética de cada um dos integrantes do grupo Noigandres e de outros poetas, como Pedro Xisto, Edgard Braga, Florivaldo Menezes, Villari Herrmann e Erthos Albino de Souza que, nos anos 1960-1970, aprofundaram a pesquisa do cruzamento entre palavra, imagem e objeto. O terceiro módulo, A poesia cosmopolita, aborda a repercussão internacional do movimento. Por fim, em Ecos concretos, a exposição mostra como a poesia experimental mais recente utiliza as condições materiais, tecnológicas e culturais do mundo atual para ecoar o futuro.

 


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR