BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

EXPOSIÇÕES

Casa das Rosas abre mostra inédita sobre o encontro singular da “pixação” e da caligrafia shodô

As letras da caligrafia japonesa e da “pixação” paulistana integram esse universo poético até o dia 1º de maio, no museu da Avenida Paulista

 

O shodô – prática da caligrafia japonesa – é considerado uma das artes mais tradicionais na forma de escrita. A pichação sempre foi diferenciada do grafite e sua imagem ligada ao lado transgressor da arte urbana. A Casa das Rosas uniu o potencial dessas duas formas de linguagens e traz para seu público, a partir do dia 5 de abril, a mostra Pisho xodô – a escrita como ato.

 

A mostra propõe a reflexão das concepções e das práticas de ambas através de fotos, vídeos, materiais de shodô e “folhinhas de pixo”, organizados pelos artistas Juliana Kase (artista plástica), Cadós Sanchez (educador), Reinaldo Daniel de Souza, o Rei (caligrafo e escritor de rua), Gabriel Kerhart (performer e poeta), Rafael Miyashiro (designer gráfico) e Monica Jury Terada da Associação Shodô do Brasil. Serão expostos escritos em shodô, que em japonês significa “caminho da escrita” e imagens de pichações (que os artistas chamam de “pixações”) da cidade de São Paulo.

 

Segundo Juliana Kase e Cadós Sanchez, A pichação e a caligrafia japonesa foram originadas em condições sociais e históricas quase antagônicas. Apesar disso, há em ambas formas de escrita, uma noção de temporalidade, espacialidade e movimento do corpo que não pode se desvencilhar do conteúdo do que é dito e nem da experiência de vida de quem escreve.

 

Serviço:
Pisho xodô – a escrita como ato
De 5 de abril a 1º de maio de 2016

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR