BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook
 
HAROLDO DE CAMPOS C. R. HAROLDO DE CAMPOS ACERVO HAROLDO DE CAMPOS CATÁLOGO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO REVISTA CIRCULADÔ COLEÇÃO POESIA AQUI E AGORA COOPERATIVA DA INVENÇÃO POESIA EXPANDIDA
BUSCAR
Twitter
Facebook

Programação

Curso

CONTEXTOS INTERNACIONAIS E INTERMIDIAIS DA POESIA CONCRETA BRASILEIRA

Com Claus Clüver

Sábado, 12 de outubro e domingo, 13 de outubro, das 10h às 12h e das 14h às 16h

O minicurso vai explorar a obra do Grupo Noigandres, comparando a produção simultânea de poemas concretos em países da Europa e os modelos europeus e norte-americanos, como Mallarmé, Apollinaire, Cummings, Joyce, Pound, além de investigar as relações entre a poesia e a arte concreta brasileiras e suas relações com a música. Nesse sentido, também se abordará a importância do compositor Anton von Webern como modelo, a vocalização de poemas verbivocovisuais por músicos e as formas da musicalização de poemas concretos por Gilberto Mendes e Willy Corrêa de Oliveira.

 

Claus Clüver é professor emérito de Literatura Comparada na Universidade de Indiana/EUA. Lecionou na PUC-SP, USP e UFMG. Publicou mais de vinte ensaios sobre aspectos da poesia concreta (em inglês, português e alemão). É coorganizador do volume de ensaios e entrevistas Concrete Poetry: The International Perspective, a ser lançado em breve.


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça a domingo, das 10h às 18h
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR