BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook
 
HAROLDO DE CAMPOS C. R. HAROLDO DE CAMPOS ACERVO HAROLDO DE CAMPOS CATÁLOGO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO REVISTA CIRCULADÔ COLEÇÃO POESIA AQUI E AGORA COOPERATIVA DA INVENÇÃO POESIA EXPANDIDA
BUSCAR
Twitter
Facebook

Programação

EM CAMPO AMARELO O MOSAICO SEMPRE ESTIVERA ALI SOLETRADO
SIMPÓSIO SOBRE HAROLDO DE CAMPOS E AS ARTES PLÁSTICAS

Sábado, 31 de maio, e domingo, 1° de junho de 2014 


Iniciativa:
Centro de Referência Haroldo de Campos
Casa das Rosas


Inscrições abertas a partir de 5 de maio pelo e-mail crhc@casadasrosas.org.br ou pelo telefone (11) 3285-6986


Sábado, 31 de maio de 2014

14h00 TARSILA, VOLPI E MIRA, SEGUNDO HAROLDO DE CAMPOS
Por Gênese Andrade

Artistas das vanguardas modernas, como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Mira Schendel, serão o ponto de partida para uma reflexão sobre a relação de Haroldo com as artes plásticas.

16h00 GIROS ONÍRICOS 
Por José Roberto Aguilar e Rogério Prestes

 

Segundo Haroldo de Campos, o seu amigo Aguilar "tem giros oníricos que brotam, fascinantes, de seu imaginário. Sabe colher o imprevisto e a inovação." A amizade entre os dois e sua experiência de trabalho conjunto serão os fios condutores do depoimento de Aguilar dado ao crítico Rogério Prestes. 

 

19h30 MUSICANDO HAROLDO DE CAMPOS
Com Sérgio Villafranca

Poemas e traduções de Haroldo de Campos constituem o ponto de partida das composições a serem apresentadas neste concerto, concebido com o uso multidirecional de voz e piano.

Domingo, 1º de junho de 2014

14h00 HÉLIO OITICICA E HAROLDO
Por Gonzalo Aguilar

As correlações entre a arte de Oiticica e a poesia de Haroldo serão abordadas nesta palestra sobre as inovações de linguagem na vanguarda brasileira dos anos 1950.

16h00 O ELOGIO DA XILO
Por Maria Bonomi

O livro-objeto O elogio da xilo, recém-adquirido pela Casa das Rosas, será tema de um depoimento da artista sobre as gravuras que criou em torno do poema anônimo de Haroldo.

____________________________________


Gênese Andrade (São Paulo), pesquisadora, professora universitária e tradutora, dedica-se ao estudo do modernismo literário e artístico em sua especificidade brasileira e latino-americana.

Gonzalo Aguilar (Buenos Aires/Argentina) é pesquisador, ensaísta e professor universitário. Investiga o contexto cultural das manifestações artísticas de vanguarda brasileiras nas décadas de 1950 e 1960.

 

José Roberto Aguilar (São Paulo) é pintor, escultor, performer e artista multimídia. Foi diretor da Casa das Rosas entre 1995 e 2003.

Maria Bonomi (São Paulo) é gravadora, escultora, pintora e muralista. Seu livro-objeto O elogio da xilo contém gravuras em torno do poema homônimo que Haroldo de Campos dedicou a ela em 1993.

 

Rogério Prestes (São Paulo) é professor universitário, artista plástico e crítico de artes visuais. Escreveu a dissertação de mestrado "Um Poeta de Vanguarda Dialoga com as Artes Visuais: a transcrição interpoética de Haroldo de Campos". 


Sérgio Villafranca (São Paulo) é pianista e compositor. Trabalha principalmente com a música contemporânea, na interface com a poesia/gesto e as artes visuais.



CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça a domingo, das 10h às 18h
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR