BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Curso

MAXACALIS, GUARANIS, TUPIS, TUPINAMBÁS: O BRASIL INDÍGENA, DOS ROMÂNTICOS AOS MODERNOS DE 1922

Por Ana Beatriz Demarchi Barel

01/09 19h | atividade realizada pelo Zoom

Com Ana Beatriz Demarchi Barel

Quarta a sexta-feira, 1, 2 e 3 de setembro de 2021, das 19h às 21h

 

A temática indígena percorre toda a produção literária brasileira desde a carta de Caminha –  primeiro texto a eleger o Brasil como personagem principal de seu relato –, passando pelos românticos e os modernos, até chegar aos autores contemporâneos. Testemunho da fecundidade dessa herança, as obras modernistas, sobretudo as de 1922, retomam a problemática indígena na ficção nacional. O curso explicitará como este tema ainda intriga, surpreende e atrai a produção cultural brasileira.

 

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Faça sua inscrição online, neste link, a partir de 21/7/2021. O acesso ao Zoom será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição.  Serão emitidos certificados aos inscritos que participarem de 75% das aulas.

 

Ana Beatriz Demarchi Barel é Doutora em Literatura Brasileira pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle e Mestre em Teoria e História Literárias pela UNICAMP. Realizou Pós-Doutorado em História no Instituto de Estudos Brasileiros - IEB da USP e na Fundação Casa de Rui Barbosa. É Professora-Pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás - UEG, onde ensina Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria Literária. Estudou História da Arte na Ecole du Musée du Louvre, em Paris. Foi Pesquisadora Residente na Biblioteca Mindlin - BBM da USP e é Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Brasil-França - GRUPEBRAF da USP.

 

Imagem: reprodução de ilustação de Carybé para Macunaíma (edição de 1979) (divulgação) 

 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça a domingo, das 10h às 18h
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR