BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Curso

MULHERES-MULHERES-MULHERES – POEMAS PARA UM SÉCULO XXI

Por Ana Rüsche e Jeanne Callegari

07/03 às 10h.


Sábados, 7, 14, 21 e 28 de março de 2015, às 10h 
com: Ana Rüsche
comentarista: Jeanne Callegari


Serão comentados poemas de escritoras brasileiras de gerações diferentes: Alice Ruiz, Angélica Freitas, Ana Cristina Cesar, Cristiane Sobral, Elisa Lucinda, Hilda Hilst, Lilian Aquino e Pilar Bu. Também serão analisados trechos de prosa de Carolina Maria de Jesus (Quarto de despejo) e de Helena Morley (Minha vida de menina) e ilustrações de Laerte Coutinho. Os temas abordados serão a representação do espaço e do corpo, o cotidiano, o uso do humor, a melancolia e aspectos do mercado editorial.

Ana Rüsche é escritora, publicou os livros de poesia Rasgada (Quinze & Trinta, 2005, publicado no México em 2008), Sarabanda (Selo Demônio Negro, 2007) e Nós que Adoramos um Documentário (Ourivesaria da Palavra, 2010) e o romance Acordados (Selo Demônio Negro, 2007). Doutoranda na área de Estudos Literários e Linguísticos de Língua Inglesa (FFLCH-USP), escreve sua tese sobre o tema “Utopia, feminismo e resignação”. Formada em Letras e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Direito Internacional. Seu extenso currículo de publicações (principalmente de poesia) abrange diversas antologias e revistas, nacionais e internacionais, incluindo traduções para catalão, espanhol e inglês. Participou de festivais de poesia no Brasil e em outros países da América Latina. Ministrou cursos e palestras sobre poesia contemporânea brasileira na Universidade Autônoma do México (UNAM), na Universidad Diego Portales, em Santiago do Chile, e no Centro Cultural Brasil-Moçambique em Maputo.

Jeanne Callegari é escritora e jornalista. Formada em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2005, trabalhou em revistas como Época São Paulo, Sorria e Crescer, e colaborou em veículos como Bravo!, Superinteressante e Aventuras na História, entre outros. Entre 2010 e 2014 foi editora na revista Vida Simples, responsável pela seção de cultura e literatura. Escreveu Caio Fernando Abreu: inventário de um escritor irremediável (Seoman, 2008), biografia do autor gaúcho. Seu livro de poemas Miolos frescos será publicado em breve pela Ed. Patuá. Alguns de seus textos podem ser lidos em veículos como Modo de Usar, Parênteses, Celuzlose e Relevo. Participou da antologia É que os Hussardos chegam hoje, publicada em 2014 pela Patuá com poetas que nasceram ou moram em São Paulo. Trabalha com tradução para o português de poetas mulheres, contemplando nomes como Aphra Behn, Edna St. Vincent Millay e a baronesa Elsa Von Freytag-Loringhoven.

Inscrições na recepção da Casa das Rosas. Com certificado digital (mínimo de 75% de frequência).

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).