Concepção e organização: Adriana Marcolini
Palestras de Adriana Marcolini, Caio Gagliardi, Giuliana Ragusa, Stefania Chiarelli e Yudith Rosenbaum
Terças-feiras, 5, 12, 19 e 26 de julho, e 2, 9, 16 e 23 de agosto, das 19h às 21h
Este ciclo de palestras aborda a literatura por meio de uma temática particular, a água, elemento da natureza tão presente (e tão importante) em nossas vidas. Mares, oceanos e rios sempre estiveram ligados à história e à dominação do ser humano, e também influenciaram a percepção estética de inúmeros artistas e escritores, do mundo clássico à produção artística mais recente.
A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Faça sua inscrição online, neste link . A inscrição vale para todas as atividades. O acesso ao Zoom será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição a partir do primeiro dia do curso. Serão emitidos certificados aos inscritos que participarem de 75% dos encontros.
PROGRAMA COMPLETO:
A água nas narrativas da Antiguidade clássica
Terça-feira, 5 de julho, das 19h às 21h
Com Giuliana Ragusa
A primeira palestra do ciclo tratará da Odisseia de Homero, um dos livros mais antigos do mundo, e será conduzida pela professora Giuliana Ragusa (USP), especialista em literatura grega. Ela seguirá o rastro de Odisseu (ou Ulisses), condenado a vagar pelos mares sem poder voltar para casa.
Imagens líquidas em Iracema
Terça-feira, 12 de julho, das 19h às 21h
Com Stefania Chiarelli
A segunda palestra vai aportar no Brasil: a professora Stefania Chiarelli, que ensina literatura brasileira na Universidade Federal Fluminense (UFF), discorrerá sobre o romance Iracema, de José de Alencar.
Mar e deslocamentos migratórios
Terça-feira, 19 de julho, das 19h às 21h
Com Adriana Marcolini
A terceira palestra, realizada pela professora Adriana Marcolini, abordará a literatura inspirada nos deslocamentos migratórios marítimos e nos navios, cuja figura sempre esteve ligada à alegoria da esperança.
As travessias da emigração italiana e das migrações contemporâneas
Terça-feira, 26 de julho, das 19h às 21h
Com Adriana Marcolini
Na quarta palestra, Adriana Marcolini dará prosseguimento ao tema ao discorrer sobre a literatura das travessias da emigração italiana e das migrações contemporâneas.
A presença da água em Guimarães Rosa
Terça-feira, 2 de agosto, das 19h às 21h
Com Yudith Rosenbaum
O grande Guimarães Rosa, com seu conto A terceira margem do rio, é o tema da quinta palestra. Yudith Rosenbaum, docente de literatura brasileira na USP, fará uma análise do conto, considerado uma pérola rosiana.
O mar e a lusofonia
Terça-feira, 9 de agosto, das 19h às 21h
Com Caio Gagliardi
O poema Os Lusíadas (1572), de Luís de Camões, será apresentado na sexta palestra pelo professor da USP Caio Gagliardi, especializado em literatura portuguesa. O poema simboliza a conquista dos mares pelo navegante português. O professor também discorrerá sobre o livro Mensagem, de Fernando Pessoa, publicado em 1934.
Vapores migrantes e a água
Terça-feira, 16 de agosto, das 19h às 21h
Com Stefania Chiarelli
Na sétima palestra, a professora Stefania Chiarelli discorrerá sobre Samuel Rawet, imigrante judeu polonês que se fixou no Brasil e surgiu no cenário literário nacional em 1956, com a coletânea Contos do imigrante. O foco será o conto O profeta.
Literatura brasileira contemporânea: mar e ditadura
Terça-feira, 23 de agosto, das 19h às 21h
Com Stefania Chiarelli
Na oitava e última palestra, Stefania Chiarelli conduzirá uma viagem pelos meandros dos romances Azul corvo, de Adriana Lisboa, e Mar azul, de Paloma Vidal, cujas tramas entrelaçam a vida de personagens, em trânsito e em busca de si mesmos, com a água, o oceano, a ausência, o luto, a distância e o esquecimento.
Imagem: aquarela de Piero Luisi
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.