BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

DO MODERNISMO À PÓS-UTOPIA: Modernismo e vanguardas brasileiras no século XX

Por Alexandre Nodari e Bruna Della Torre de Carvalho Lima

06/10 19h | atividade realizada pelo Zoom

Do Modernismo à Pós-utopia é uma série de debates que discutirá desde o primeiro movimento de vanguarda brasileiro até o momento em que eles dão lugar ao contexto denominado “pós-utópico” por Haroldo de Campos.

 

Modernismo e vanguardas brasileiras no século XX

Com Alexandre Nodari e Bruna Della Torre de Carvalho Lima

Mediação: Julio Mendonça

Quarta-feira, 6 de outubro de 2021, às 19h

 

A primeira mesa do ciclo focalizará as origens do momento modernista brasileiro e a presença do ideário da Semana de 22 nos demais movimentos vanguardistas brasileiros no século passado. Os títulos das falas são:

 

"A oca de Clóvis de Gusmão: sobre a página antropófaga na revista O Q A (O que há)", por Alexandre Nodari

 

"Já tínhamos o comunismo: utopia, modernismo e antropofagia em Oswald de Andrade", por Bruna Della Torre de Carvalho Lima

 

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Faça sua inscrição online, neste link, a partir de 12/9/2021. O acesso ao Zoom será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição.  Serão emitidos certificados aos inscritos que participarem de 75% das aulas.

 

Alexandre Nodari é professor de literatura e filosofia na UFPR, fundador do species - núcleo de antropologia especulativa, pesquisador do CNPq e coordenador editorial da Mandakaru Editora. Pesquisa a Antropofagia oswaldiana desde 2001.

 

Bruna Della Torre de Carvalho Lima é pós-doutoranda no departamento de Sociologia da Unicamp (bolsista Fapesp) e editora executiva da revista Crítica Marxista. Realizou pós-doutorado no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP com estágio de pesquisa na Universidade Humboldt  e no Arquivo da Akademie der Künste, em Berlim. Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo com doutorado sanduíche na Universidade de DUKE/EUA e Mestra em Ciência Social (área de concentração Antropologia Social) pela USP. É autora do livro "Vanguarda do atraso ou atraso da vanguarda? Oswald de Andrade e os teimosos destinos do Brasil".

 

Julio Mendonça é poeta e doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP, especialista em Gestão Pública UFABC, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas, autor do livro Democratizar a participação cultural e organizador de Poesia (Im)Popular Brasileira.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça a domingo, das 10h às 18h
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR